Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O primeiro intérprete da Palavra de Deus




* A imagem é mera ilustração.




Por Ir Cícero

Paz do Senhor, jovens de valor. Ontem de madrugada estava fuçando os slides de umas palestras que Deus havia dado graça de ministrar e me deparei com o tema: A ilusão custa caro. Nela abordávamos o texto de Gênesis capítulo 3, onde a serpente, a mais sagaz dos animais selváticos, se aproxima de Eva e lança dúvidas sobre a Palavra de Deus.

Neste momento, me lembrei de um livrinho sobre hermenêutica(ciência que lida com interpretação de textos) e que o autor foi feliz em afirmar que o primeiro intérprete da Palavra de Deus foi o diabo. O que me chamou atenção novamente no texto de Gênesis 3 é como a serpete é descrita: a mais sagaz.

Alguns sinônimos para sagaz são perspicaz, fino. Sabemos que o adversário, satanás, é extremamente inteligente no sentido de enganar. É isso que o texto deixa claro. Uma habilidade de manipular o sentido verdadeiro de algo para enganar, ludibriar e iludir.

Amados, ao ler o texto, não me contive e busquei ao Senhor, rogando a Deus que me tornasse um intérprete coerente com a Palavra, pois a equação Satanás + Natureza Pecaminosa= distorção da verdade. Roguei a Deus por temor no meu coração ao lidar com a Palavra dEle. Roguei a Deus pedindo também dedicação ao estudo da Palavra e busca de conhecimento do Santo.

Entre os meus pedidos, fiz um muito especial: roguei a Deus que eu fosse inteiramente guiado e conduzido por aquele que inspirou(= soprou) a Santa, Genuína, Verdadeira Palavra do Santo Deus: Espírito Santo. Roguei e clamei ao Senhor para não ser levado pelo primeiro intérprete da Palavra, mas pela fonte inspiradora que é verdadeiro e nEle não há mácula: O Espírito Santo.

Quando busco a iluminação pelo Espírito de Deus, sei a quem estou me rendendo. Sei que Ele não será sagaz para me enganar e nem deturpar a Palavra do Senhor para corromper a Verdade e tampouco me fazer apostatar da fé.

Sei que o diabo foi o primeiro intérprete da Palavra e tem sido, infelizmente, o mestre de muitos intérpretes mundo afora; mas existe Aquele que não somente inspirou, mas é extremamente hábil na Verdade e no ensino, pois só Ele conhece as coisas sobre Deus e nos dá ensinamentos profundos, visto que perscruta todas as coisas do Senhor(I Cor. 2.10-11).

Deus abençoe esta mocidade de Cristo Jesus e o caro leitor que emprestou sua vista a esta humilde postagem.

Um comentário:

  1. muito interessante este post que nos traz a realidade
    de que devemos sempre esta buscando a sabedoria de Deus, e nos preparando com toda força pedindo sempre que o doçe Espirito Santo de Deus nos guie e nos faça a cada dia jovens que pregam sua verdadeira palavra, não com ilustrações contraria ao que Deus quer ou introduzindo falças doutrinas, mais sendo o mas usado possivel pelo espirito santo e pregando o verdadeiro evangelio.

    ResponderExcluir