Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Analisando letras de músicas gospel- Parte II





Ajude quem está na prova, pois depois pode se arrepender!

Paz de Cristo seja com todos. Caros jovens, é preciso preparar os lombos quando o assunto é analisar o que se canta nestes dias. Espero que o Senhor me dê sensatez e graça para analisar de forma coerente e bíblica a canção Sabor de Mel.

A letra pode ser conferida clicando neste link

Caros jovens e leitores deste humilde blog. Hoje nas músicas que se denominam louvores temos uma tendência terrível: exaltar o homem, suas qualidades e suas necessidades. É claro que nos Salmos, vemos cânticos de súplica, orações de alguém necessitado, clamor de pessoas em perseguição; vemos também queixumes, lamentações, etc. Entretanto, o centro dos Salmos sempre tem sido Deus, ou seja, o objetivo dos Salmos é louvar e engrandecer a Deus.

No caso desta música citada acima, percebe-se que apesar de Deus ser mencionado várias vezes um personagem é focado: o homem. A música em cheque é mais um exemplo do homem vitorioso, Deus dando a este o que Ele prometeu(ou muitas vezes, o que as pessoas acham que Ele prometeu) e o resultado de tudo é: "quem te vê há de falar, ele é mesmo um escolhido". Sinceramente, esse é o objetivo do louvor? Que as pessoas reconheçam que somos escolhidos? Em nossas atitudes ou exaltação, o resultado deve ser: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."Mateus 5.16.

O que mais me estarrece são duas passagens da música: a primeira que diz: "quem te viu passar na prova e não ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender" e "vão estar entre a platéia e você no palco".

Amados, sinceramente, onde encontramos de forma normativa na Santa Palavra que os que não nos ajudaram na prova vão se arrepender depois? Não seria isso uma ferida no coração de alguém não auxiliado no momento da tribulação? Porque não estimular o inverso: o perdão a quem se dirige a você depois de a prova ter passado? A Bíblia nos estimula a pagar o mal com o bem(Rm. 12.21). Como eu posso louvar tal atitude de alguém se arrepender em não ter me ajudado na prova?

Ainda, quem não me ajudou estará entre a platéia e nós no palco? Que perigo em exaltar a condição humana! Quem deve estar em voga em nosso louvor: o homem decaído honrado ou Deus, sempre digno de honra e de glórias! O salmista Davi louvava a Deus da seguinte forma: "Que é o homem mortal para que te lembres dele?(...)"(Salmo 8.4A). Se somos exaltados e retirados da prova, somos misericordiosamente lembrados por Deus, e a Ele seja a glória devida! Ele deve sempre estar no palco, e nós aprovados na prova e os que não nos ajudaram, na platéia sempre, mesmo que a nossa aprovação diante de todos seja patente. Passagens como esse provérbio, nos inspiram a continuar no Senhor mesmo quando os inimigos caem a nossos pés: "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar" Prov. 24.17, imagine se ele não nos ajudou na prova, como que deve ser, hein?

Por fim, não tenho intenção de manipular sua mente, caro jovem e leitor. Assim como eu analisei a letra da música, você o pode fazer também e expressar suas opiniões. Saiba que ter consciência do que cantamos é imprenscindível para um culto agradável a Deus! Cantar por cantar, muitos o fazem; louvar, entretanto, é para os verdadeiros adoradores, e estes adoram a Deus em espírito e em verdade, exaltando a Deus e não a homens!

Fiquem na paz,

Ir Cícero

8 comentários:

  1. Ah! que saudade, do tempo em que o Cachê era o de menos, o prazer pela canção era que regia as harmonias e poesias cristãs. Hoje em dia João Alexandre tem que dar Lugar a Augustos Curys...
    nada sou, nada tenho, mas oq puder ser, quero ser para a Glória de quem deve tê-la em nossas canções. Ter que Ouvir Mpb´s, U2 e até O Rock alternativo falar do Senhor, enquanto nossos cantores estão ocupados com a terapia motivacional é literalmente ver as pedras clamarem. Soli Deo a Glória

    vosso servo

    ResponderExcluir
  2. Ir Pedro,

    As músicas gospel precisam passar pelo crivo da Palavra de Deus! Fiquei muito feliz ao ouvir o Ir Eldo, do grupo Frutificará dizer que o quando compõe, busca na Palavra se de fato o que ele vai cantar está aprovado pela Santa Palavra. Ele inclusive estava querendo voltar o próximo trabalho com canções que exaltavam a suficiência do sacrifício de Cristo. Se assim for, será uma grande oportunidade de louvarmos o Cristo honrado nas Sagradas Escrituras do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    É possível fazer uma análise desta parte da música abaixo?
    "No Santo dos santos a fumaça me Esconde, só teus olhos me vêem.
    Debaixo de tuas asas é o meu abrigo, meu lugar secreto,
    Só tua graça me basta e tua presença É o meu prazer."

    O tal "Santo dos santos" não deixou de existir quando Jesus morreu? A Bíblia não diz que o véu que separava foi rasgado?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jonis. A paz do Senhor Jesus Cristo

    Ao lermos Hebreus 9, percebemos que somente o sumo sacerdote entrava no lugar chamado Santo dos santos uma vez por ano, com sangue, oferecendo sacrifício por si mesmo e pelas culpas do povo. E isto, segundo o autor, era uma forma de o Espírito de Deus ensinar que o caminho do santuário ainda não estava posto. Ao deixarmos o texto fluir, vemos que Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Ainda, convém afirmar o fato de que tabernáculo era uma figura das coisas celestiais. Cristo adentrou não em um santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, comparecendo perante Deus por nossas vidas. Já no capítulo 10, somos encorajados a entrar no santuário pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho, pela sua carne.
    Essa volta toda, para mostrar que o Santo dos santos, tal como o tabernáculo, eram figuras do verdadeiro santuário celeste. No caso da música, pode ser uma referência direta à passagem de Isaías 6.1-4, onde o profeta avistou Deus num alto e sublime trono(possivelmente o santuário celeste) e ao ver os anjos louvando a Deus, a casa se encheu de fumaça.
    Se o uso da estrofe está apropriada, já é outra questão, pois o profeta não se sentiu abrigado nesta visão, e sim, com a sensação de que ali seria seu fim!

    Espero ter cooperado, amado irmão! Volte sempre! Estamos lisonjeados com sua visita.

    Ir Cícero,
    Servo

    ResponderExcluir
  5. Cícero, é mais ou menos por aí que vejo.
    Considero a estrofe inadequada pelos seguintes motivos:
    Se feita alusão ao local físico, este não existe mais. Se existisse o local, ele não é um sumo-sacerdote.
    Se a alusão for ao paraíso, ele erra, pois ainda está vivo - a não ser que ele tenha ido ao 3º céu e não nos quer contar - e não é Cristo, que é o sumo-sacerdote.
    Se a alusão for a igreja, essa divisão não existe dentro da igreja, e se houvesse, haja shekinah.
    Se a alusão for um estado de espírito do momento de louvor, pelamorDeus, rasgue a Bíblia.
    Estou simplificando porque não vejo nenhum embasamento bíblico para a música.
    Jonis Dias

    ResponderExcluir
  6. Jonis,

    Sua indagação é amplamente relevante! Temos que ter cuidado com o que cantamos, para não reproduzir coisas que não existem, ou pelo menos, são duvidosas.

    Saber o que se está cantando é extremamente necessário, e é por isso que se faz tais análises, para ver se há coerência com a Verdade da Palavra de Deus.

    Abraços,

    Ir Cícero
    Servo

    ResponderExcluir
  7. Cícero,
    Eu o parabenizo pelo blog. Todos os posts (claro, os que eu já vi) estão muito bem escritos e claros quanto a transmissão da mensagem. Podemos ver que você estuda a Palavra com diligência, e isso é essencial para discernirmos algo.

    Sobre o post, eu sempre rio quando vejo o bebê que não ajudou o escolhido durante a prova e está sentado na platéia agora !!

    Existem, porém, outros pontos de vista:
    Deus é vingador das nossas causas (Tessalonicenses 4:6)
    A vingança não é nossa, e sim, de Deus, isso é bem claro na passagem citada.

    Sobre o trecho: "quem te viu passar na prova e não ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender"

    Eu acredito que esse arrependimento, pode ser o que, Miriã, provavelmente, teve ao caluniar Moisés e deixando assim, evidentemente, de ajudá-lo em alguma necessidade, o que, normalmente, acontece quando caluniamos e maldizemos ao invés de, simplesmente ajudar. Deus foi categórico e rápido em resposta ao ato de Miriam. (Números 12).
    O que, sem sombra de dúvidas, foi uma vingança do próprio Deus.

    Gostaria de apresentar outro ponto de vista, e não uma imposição de idéia, necessariamente. A minha intenção foi afirmar que Deus vinga, sim.

    O que eu li no post me fez refletir, me senti na obrigação de contribuir também, mesmo que tenha sido apenas uma tentativa.

    Sobre a exaltação do homem, acho que os púlpitos de algumas igrejas também já foram invadidos com as mensagens de "prosperidade" à todo custo, não só na área financeira. Quero dizer, a música não é o único palco o que tem acontecido.

    Lembrando que o nosso melhor mestre, e o único que pode trazer discernimento verdadeiro à nós é o ESPÍRITO SANTO.

    Graça e paz, irmão;

    ResponderExcluir
  8. Amado irmão, Felipe

    A graça e a paz do Senhor Jesus seja contigo também. De antemão, louvo a Deus por pessoas como você que se permitem refletir acerca das bárbaries em nome do gospel. De fato, o antropocentrismo tem vigorado no meio cristão não somente nas músicas, mas também nas mensagens de obreiros sem compromisso com o Evangelho do Senhor Jesus.
    Entretanto, ao analisarmos o texto que você citou, Miriam não deixou de ajudar a Moisés enquanto este estava na prova. De fato, ela contestou a autoridade de Moisés sem nenhum temor(Nm12.8). Deus vingou a vida de Seu servo Moisés, que, em nenhum momento, se vangloriou de tal fato(ficando no palco e Miriã na platéia), mas orou para que Deus a curasse(Nm.12.13).
    No mais, é um prazer tê-lo aqui. Volte sempre.
    A paz

    ResponderExcluir