Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

E Deus ouviu a Jabez...











"Foi Jabez mais ilustre que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: 'Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido."I Crônicas 4.9-10

Por Ir Cícero

A Bíblia de vez em quando nos surpreende! Em especial, quando parece que sua leitura está chata. Quando começamos a ler o livro de I Crônicas, as intermináveis genealogias chegam a causar desânimo para o leitor. Entretanto, o capítulo 4 é interrompido com o relato de um personagem ilusitado:Jabez. Um breve testemunho de confiança em Deus- confiança em Deus, aliás, é o tema central de I Crônicas(veja outro exemplo em I Cr 5.18-22).

Em poucas linhas, a Palavra de Deus fala como Jabez era visto por sua mãe, seu possível destino, mas também seu destaque em meio à sua família bem como o agir de Deus a seu favor.

Jabez foi um destes que recebeu a benção do Deus Eterno após orar e depositar sua confiança em Deus. O texto do versículo 9 começa com uma afirmação da qualidade de Jabez: "Foi... mais ilustre que seus irmãos;" A palavra ilustre aqui significa: que é de grande mérito, nobre, distinto. Ele era de um caráter formidável. Jabez se sobrepunha a seus irmãos por ser mais ilustre que eles.

Entretanto, há aqui um detalhe: Sua mãe lhe dera um nome um tanto estranho: Jabez.
No Hebraico Ya'betz se transposto(=posto em ordem diferente) Ya'tzebh significa "ele causa dor"/ "doloroso"/ "ele dá tristeza". Segundo o texto que lemos, sua mãe disse que deu à luz a ele em dores.

Claro que toda a criança quando nasce, principalmente de parto normal, gera dores e contrações fortíssimas que são capazes de fazer uma mãe gritar ou mesmo se desesperar. Quando a minha esposa estava em trabalho de parto, estranharam-na por ela estar,até certo ponto com dores de parto, mas calma. Outra gestante em trabalho de parto havia há pouco tempo gritado de dor.

Na época de Jabez talvez nem se havia nenhum remédio que pudesse acalmar a dor de parto. Mas porque será que resolveu a Bíblia testemunhar de Jabez como alguém que a mãe disse ter gerado com dores? Um dos significados de Jabez é: "Ele dá tristeza."

Possivelmente, a maneira de sua mãe se referir a Jabez sugeria que ela estava triste ao concebê-lo.

Quais as razões para uma mãe sentir "dores"/tristeza quando um filho nasce?

Listo aqui algumas:
* Desprezo, por ser um filho indesejado
* Abandono do genitor/pai por quem a mãe tinha uma grande afeição
* O marido ter morrido no momento em que se estava grávida. Logo o nascimento da criança acaba sendo uma tortura para mãe(Jabez:"Ele causará dor")
* Não amar a criança(pode acontecer, infelizmente)

A Bíblia não diz a razão pela qual Jabez recebeu tal nome e tratamento, mas tudo indica que ele era um filho desprezado e que não alegrava muito sua mãe por algum motivo não especificado no texto.

Será que o amado estudioso, jovem valoroso, tem alguma semelhança com Jabez? Talvez ao escrever este, eu não tenha idéia que tipo de pessoa está lendo. Jovens tendem a sofrer este tipo de desprezo, não só pela mãe, mas pelos pais em geral. São filhos indesejados que muitas vezes são motivo de tristeza, dores ou rancor para os pais e desde pequenos são rejeitados.

Tal rejeição gera tipos de comportamentos diferentes. Uns se rebelam, outros procuram "dar a volta por cima"; outros, tornam-se rancorosos, não conseguem amar ninguém,se socializar, viram até consumidores de drogas, álcool, isso quando não se enveredam pelo mundo do crime.

Quantos Jabez estão por aí soltos, sem esperança de vida!

Jabez, caro jovem, agiu coerentemente com o que Deus estabeleceu como modo de vida. O seu testemunho de ilustre nos faz entender que aquele de quem pensavam mal, se tornou o melhor da casa, em termos de caráter. Aquele cuja mãe pensava que lhe traria dor, sofrimento, que daria tristeza, foi o MAIS ILUSTRE dos seus irmãos. Por quê? A resposta está no verso 10:
"Jabez invocou o Deus de Israel." A grande diferença está aqui, meu jovem. Clamar a Deus. Esta aqui é a melhor saída! Jabez era um homem piedoso e temente a Deus. Era desprezado, rejeitado e tinha tudo para se levantar contra a sua mãe, por exemplo, mas invocou o Deus de Israel.

Qual tem sido a atitude do jovem em meio ao desprezo familiar? Rebeldia? Pensamentos de matar os entes queridos? Brigas constantes? Drogas? Prostituição? Desprezo e falta de amor pelas pessoas? E para piorar: indiferente ou rebelde a Deus?

Em tese, Jabez tinha tudo para fazer pelo menos três coisas:
* Se levantar contra a sua mãe
* Enveredar para o caminho do mal
* Blasfemar contra Deus. (Se Jesus me ama, como ele deixou isso acontecer?)

Todavia, ele invocou o Deus de Israel. Sua oração foi simples:
"Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!" Ao invés de decretos e atos proféticos, Jabez se humilhou na condição de servo e dependeu do agir do Senhor em seu ser. É nítida em sua oração, a submissão à vontade de Deus e a confiança na Soberania de Deus. (Precisamos voltar a orar assim...)

Sei que o texto está longo, mas pense: Tinha tudo Jabez para naufragar em sua vida, não é? Mas veja como um pedido a Deus para que Ele o abençoasse fez toda a diferença! Deus(LOUVADO SEJA O SEU NOME) mudou a sua sorte. O pedido de Jabez era para alargamento de fronteiras(=território), expansão geográfica territorial.

Qual a sua oração para o Senhor? Ele pediu para que a mão do Senhor fosse com ele, que o Senhor tomasse o controle de todas as coisas. Qual a sua oração? Estar no controle, não significa agir como um tirano, mas agir quando necessário, permitir situações e ao mesmo tempo preservar aquele que está sob o controle. Entrega o teu caminho ao controle do Senhor!

Jabez também orou pedindo que Deus o preservasse do mal. Aqui entendemos que o mal agiria contra Jabez para derrotá-lo em suas conquistas. Jovem, entenda: vida em Deus não significa "mar de rosas" ou que nossas tribulações terão fim aqui. Continuaremos a passar por privações, mas Deus pode nos preservar do mal.

Jesus mesmo disse:"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."(João 16.33). No Salmo 34.19 está escrito: "Muitas são as aflições do [justo], mas de todas elas o Senhor o livra." Deus não permite aos seus serem sucumbidos pela tribulação e mesmo que seja a morte Ele provê o descanso eterno em Cristo Jesus. E você jovem? Tem orado para Deus lhe preservar do mal?

Jabez também orou para que Deus lhe preservasse de modo que não viesse sobre ele aflição. Aflição aqui pode ser melhor entendida como "dor"(lembra do nome de Jabez?). Uma vez afligido, em dor, desanimado na alma, rendido e desencorajado para permanecer firme, a queda é inevitável. Jovem, busque de Deus o ânimo, a força que você precisa para continuar no propósito entregue a Deus. Jabez não alargaria os seus territórios da noite pro dia, o que significaria que teria de confiar em Deus nos momentos onde a tristeza tentaria abatê-lo no caminho de sua conquista.

Por confiança em Deus, Jabez alcançou a dádiva do Senhor sendo homem piedoso(=crente em Deus, de bom caráter) ao invés de mal em seus desígnios, orando ao Senhor, confiando nEle mesmo quando tudo se tornava difícil.

Jovem, que este exemplo fique gravado em teu coração de que Deus pode restaurar a sorte. Buscar a Deus é mais sensato, mesmo quando há rejeição por parte de quem deveria te amar!

Que o Deus de todo o Universo possa te iluminar neste conhecimento e te permitir grande benção.

2 comentários:

  1. Olá! Irmão Jao, Graça e Paz...

    É sempre muito gratificante visitar o seu blog, e ler as suas postagens, sempre inspiradoras e edificantes, parabéns pelo seu trabalho.
    Verdadeiramente, Deus, não só ouviu Jabez, mas ouvira a todos quanto o buscar de coração puro.
    Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; (Jr-29:12-14a).
    Amado irmão Jao, estou colocando o seu blog na minha lista de favoritos, Ok?
    Deus abençoe ricamente a sua vida...

    ResponderExcluir
  2. De fato...
    jabez, tinha tudo pra de enveredar por outros caminhos, mas fez ao contrário buscou ao senhor, e essa deve ser a nossa atitude em relação aos embates dessa vida, pois só ele é capaz de alargar as nossas fronteiras
    Ao senhor seja dada toda a glória e todo o louvor...

    ResponderExcluir