Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sua graça é infinita...

"(...) Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,(..." Efésios 1.6-7


Este texto de Efésios 1 é muito rico. Me recordo como Deus foi bondoso, caro jovem, em me permitir pregá-lo em uma igreja do início ao fim, saltando apenas alguns versículos. E como é bom falar da graça de Deus! É inesgotável, é ilimitada; quanto mais se fala na Graça de Deus, menos se sabe ou mais se tem a explorar!

Reparou que o texto em destaque nos fala de
riquezas da sua graça? Pois é, amados, é graças a riqueza desta graça que estou aqui dela falando. Esta graça demonstra a minha incapacidade de me auto-justificar diante de Deus. Temos que nos lembrar que Deus ao punir os nossos ancestrais, não permitiu que os mesmos tomassem do fruto da árvore da vida e o comessem(Gn. 3.22, 24). É nesse momento, que a Escritura encerra todos debaixo do pecado(Gál. 3.22 a)e nos torna incapazes, totalmente destituídos de possibilidade de viver para Deus, ou mesmo, na sua bondade, se justificar diante de Deus.

A graça de Deus, embora esplêndida e majestosa, é rejeitada pelo homem por isso. "Como não posso eu, bom como sou(nunca matei, nunca roubei, e outros nuncas), me salvar?". O homem precisa entender que Deus privou o homem de qualquer tentativa de salvar-se a si mesmo; entretanto, o texto de Gálatas, nos mostra que graças a este julgamento contra a raça humana, Deus providencia a promessa de redenção mediante a fé em Jesus Cristo(Gal. 3.22 b).

Conclui-se então que Deus mesmo se encarregou de manifestar em Jesus Cristo a sua graça, misericórdia, favor imerecido. Assim, não há carne alguma que possa se gloriar, a não ser louvar a Deus pela Sua Graça. Quão sábio é Deus! Quando Sua graça alcança um coração, Ele mesmo trata de ser louvado em Jesus Cristo por tão grande dádiva entregue aos homens.

Ainda, caros jovens, temos que observar que o texto fala de riquezas de Sua graça. Percebeu como os valores do Evangelho se inverteram em valore$ errado$? O texto fala de riquezas deste favor oriundo de Deus e não de riquezas materiais! O propósito de Deus em ter te resgatado não é para que você tenha mansões, luxo, posições de alta na sociedade(tenha isso, mas estudando e trabalhando honestamente, sem distorcer os valores de Deus), mas para que você pudesse experimentar deste favor de forma incomensurável. Dá pra entender agora, caro jovem, o porque de Jesus falar sobre uma vida abundante?(Jo. 10.10)

E de fato, o jovem crente em Cristo pode gozar desta graça infinita, em pelo menos 3 aspectos que vamos mostrar(lembre-se que ela é rica!):

1. Ao tropeçar na fé: temos uma tendência a pensar na graça de Deus apenas para o perdido, que ainda não teve a experiência da salvação em Cristo, mas ela também alcança o crente em Cristo quando ele tropeça e cede ao pecado. É óbvio que somos ordenados a não pecar, mas se caso isto aconteça, a graça de Deus pode ser experimentada, mediante Jesus Cristo, nosso Advogado junto ao Pai e aquele que foi oferta pelos nossos pecados(I Jo. 2.1-2). Assim, vemos que por mais que não nos sintamos perdoados, somos perdoados por Ele, no Amado, Jesus Cristo. Eita, graça infinita!

2. Quando o "espinho na carne" surgir: O espinho na carne de Paulo(II Cor. 12) tem muito a nos ensinar, em especial no por quê de ele existir. Paulo nos diz que foi para que ele não se ensoberbecesse pela grandeza das revelações(12.7). Deus nos trata permitindo que fraquezas venham à tona, com o objetivo de nos disciplinar em algum aspecto. Coisa ruim para mim, por exemplo, é quando me deparo com minhas fraquezas! Tento de todas de formas delas fugir, bato cabeça, me debato todo feito lagartixa com cãimbra(copiei essa do Chaves), luto com todas as forças para superá-las, mas elas persistem em aparecer, quando finalmente me lembro: "A minha graça te basta!" Eita, graça infinita, que sustenta as nossas vidas e nos dá alegria ao redescobri-la em meio às fraquezas.

3. Na tentação: A graça de Deus não está longe quando estamos sendo tentados; pelo contrário, nos provê escape(I Cor. 10.13). Eita, graça infinita!

Quero encerrar este post sobre esta rica graça, trazendo a letra de um louvor que me animou muito depois de eu ter tropeçado por um momento. A parte grifada veio como bálsamo quando me culpava intensamente, mesmo depois de ter me arrependido.

Deus os abençoe com Sua infinita graça.

Ir Cícero

Nova Vida (Frutos do Espírito)

Romperam-se as cadeias
Quebraram-se os grilhões
Libertos do pecado
E da condenação

Morremos com Jesus
e com Ele ressurgirmos
Aleluia! Nova Vida!

O nosso homem velho
Já ficou para trás
Foi crucificado
o corpo do pecado

Morremos com Jesus
E com Ele ressurgimos
Aleluia! Nova Vida!

Cheios de gratidão
Rendemos adoração
Rei dos reis
Senhor dos senhores
Em ti nos alegramos

Aleluias estamos livres
Livres da condenação
Cristo deu-nos nova Vida
E um novo coração

Aleluia! Cristo vive
Nele nos alegraremos
Sua graça é infinita
E seu amor proclamaremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário