Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Obedeça aos seus instintos?

Ao dirigir, é inevitável não prestar atenção a determinadas propagandas e slogans. Em um outdoor que fazia propaganda de um motel aqui em Manaus, me deparei com a seguinte frase: "Obedeça aos seus instintos".

Isso me levou a refletir: "Se eu obedecer de fato os meus instintos, onde chegarei?". A palavra instinto se refere à predisposições inatas(=naturais)para realização de determinadas sequencias de ações, ou comportamentos.

Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu algo fascinante: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado."(Rm. 7.14). A psiciologia em alguma de suas vertentes fala de uma predisposição humana em fazer o mal. Logo, obedecer aos instintos, pode nos conduzir, caros jovens e leitores, a um lamaçal interminável.

Falando de mim, principal dos pecadores, necessitado da Graça que há em Cristo Jesus, luto constantemente contra o pecado, em especial, o da imoralidade sexual, e se eu obedecesse aos meus instintos, se é que ainda estaria vivo, com certeza já teria cometido as mais absurdas bárbaries.

Mesmo lavado pelo precioso sangue de Jesus, encontro em meus membros uma forte aversão à permanência no Senhor Jesus. O corpo inflama desejando pecar, a mente maquina formas e formas de desfrutar o ilícito. E mesmo dormindo, me pego "transando" com pessoas desconhecidas e conhecidas, acordando inclusive como se tudo estivesse acontecido(se é que você me entende).

No dia-a-dia, então, nem se fala! Que guerra maldita de instintos! Que coisa maluca! Miserável homem que sou! Ainda haveria esperança para mim, que mesmo tendo recebido tão grande salvação, tremo, sinto o peso do pecado lutando para que a minha herança seja trocada por meros prazeres?

É quando o Espírito recebido, brada ao meu ser, acerca de uma verdade inefável: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor...(Rm. 7.25) e "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte."(Rm.8.1-2)

Vou lutar em não obedecer aos meus instintos, afinal, tenho a responsabilidade de não deixar o pecado reinar(Rm.6.12); crendo sempre, entretanto, na suficiência daquele que me libertou, inclusive de obedecer aos meus instintos.

Um grande abraço,

Ir Cícero

2 comentários:

  1. Maravilhoso POst,
    acima de tudo sincero!
    me identifiquei bastante,
    e creio em Deus que sempre tem me dado
    forças para resistir os meus instintos, rs
    agradeço pois colaborou comigo em um momento especial,
    paz

    ResponderExcluir
  2. Olá! Irmão Jao, Graça e Paz...

    Muito bem focado, este seu recado direto ao nosso ser. Os instintos são naturais ao ser, mas os humanos têm e devem lutar para controlá-los, sendo crentes ou não; nos contamos com a ajuda inseparável do Espírito Santo, mas mesmo assim, a responsabilidade dos nossos atos, depende de nos mesmo. "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (Gl-5:16-17). Amado o autdoor que você viu, pode estar em todo e qualquer lugar, não somente na fachada de um motel, estes são os apelos da carne buscando satisfazer as nossas concupiscências. (Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (ICo-10:13).

    Deus abençoe a sua vida e sua família em nome de Jesus...

    ResponderExcluir