Páginas

domingo, 28 de março de 2010

Suicídio: solução?






















Ir Cícero
Suicídio é uma palavra latina que se compõe de duas partes sui(próprio) e caedere(matar) e significa o ato intencional de matar a si mesmo. Suas causas comuns são transtornos mentais e abalos emocionais, motivados por frustrações(amorosas ou não), depressões, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Vale lembrar que um dos motivos que levam uma pessoa a se suicidar é também problemas financeiros. É a principal causa de morte de adolescentes e adultos.
Compartilho aqui a estória de dois jovens que tentaram suicídio: Uma, lamentavelmente, deu "certo"; outra, graças a Deus, frustrada.
O primeiro caso, o jovem tentara tenazmente namorar uma jovem que o desvalorizava. Este jovem(na minha época de 18 - 20 anos, dizia-se que ele estava "ensiguerado") loucamente apaixonado por esta mulher, não se vendo por ela valorizado, buscou de todas as formas conquistá-la, sem obter sucesso. Ainda me lembro as vezes que tentei argumentar com ele pelo MSN para buscar outra pessoa, pois essa não seria a ideal para ele e o faria sofrer. Falei para ele da esperança proposta em Cristo Jesus para a salvação e vida eterna, e que se ele buscasse a orientação de Deus para sua vida emocional. Embora ele disse ter orado a Deus pedindo a moça, não percebeu quão sofrida sua vida poderia ser, bem mais que já estava. Ficava chateado só em ouvir que essa moça talvez não seria a ideal. Soube, depois de um tempo da lamentável notícia: ele havia se matado, enforcado, deixando um bilhete: "Boa sorte para todos". Triste, liguei para sua mãe, tentando consolá-la demonstrando meus pêsames.
O segundo jovem, atendi na frente da Igreja. Na época, eu ficava "fazendo buraco" na calçada, de um lado para outro, dizendo: "Deus lhe abençoe" às pessoas que passavam e as convidava a adentrar ao recinto. Ao fazer o mesmo a um jovem franzino, baixa estatura, de boné, sem rumo na vida, ele me disse que realmente precisava que Deus o abençoasse. Lembro-me nitidamente deste jovem me contando a sua vida... dinheiro, grandes quantias de dinheiro, armas... descobri que o mesmo era um assaltante de alta periculosidade. Perturbado pelo peso do pecado, colhendo o que plantara, se viu encurralado: pela polícia, pelo engano do pecado e pela falta de liberdade de pelo menos sair de casa. Ao conversar com ele, constatei que dias anteriores tinha tentado se matar, mas que não teve sucesso. Ao falar do Evangelho para ele, o abracei fortemente, recebendo dele um: "Como eu precisava de um abraço!" Cheguei a visitá-lo em seu quitinete algumas vezes, até que soube que se mudou. Pelos crimes cometidos, chegou a ir à penitenciária, onde o visitei. Naquele fim de mundo, falei de novo do Evangelho e disse a ele que estava colhendo o que plantou, porém Deus queria livrá-lo do pior cativeiro que existe: o pecado. Passado o tempo, perdi seu contato. Espero que esteja vivo!
O que pude aprender com tudo isso? Suicídio não é solução! Pude aprender com estes dois jovens, que um pouco de crédito ao Evangelho e a presença de alguém para dar um abraço amigo, mesmo no meio da prisão, fazem toda a diferença. O segundo, antes de eu perder seu contato, entregou sua vida a Jesus.
Jovem, suicídio não é solução! Cristo é a solução! A vida é renovada e recebe um novo sentido , mesmo no fundo do poço.

Um grande abraço,
Ir Cícero
Reflexão Atos 16.27-32

5 comentários:

  1. por uma vez passei por essa situaçao!!!
    isso foi logo após da"minha disciplina"
    imaginei que tudo que tinha conquistado até o momento tinha ido por agua abaixo...
    estava descidido dar procedimento aquele plano...
    foi quando uma bela voz bradou e disse: não te faças tal mal, EU SO CONTIGO,e continuou dizendo, SE TEUS AMIGOS TE ABANDONARAM EU NAO TE ABANDONEI, COMO PODE TU DIZER QUE TUDO ACABOU, PORQUE AGORA É QUE ESTA COMEÇANDO!!!
    FOI UM PERIODO MUITO DIFICIL DA MINHA VIDA COMO UM TODO.
    MAS DEUS SENDO RICO EM MISERCÓRDIA ME PERDOOU!!!! GLORIA A DEUS POR ISSO!!!
    E HOJE ESTOU AQUI...

    VIVO!!!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, Jovem Valdiney
    É bom saber que o Senhor interviu em sua vida não permitindo tal coisa. Bom saber também que você ouviu sua doce voz no seu ser lhe convidando a não abandonar a fé em virtude do seu pecado.
    Duas coisas: aceite o perdão que Ele já te concedeu e busque ajuda. Problemas são para ser compartilhados. O pior a se fazer quando em depressão, triste, assolado pela opressão é se isolar e morar dentro de sua "masmorra".
    Um grande abraço
    Ir Cícero

    ResponderExcluir
  3. Quando nos entregamos as paixoes da vida, e somos laçados por sentimentos que são puro engano o final é tragico.
    A maior benção que nos recebemos de Deus é o dom da vida, eu sou um Jovem amante da Vida como é bom viver e poder Ir e Vir, mas o melhor de tudo isso é viver uma vida com Cristo e nos seus principios.

    ResponderExcluir
  4. Nada melhor do que o livre arbitrio,podemos ir e vir e Deus nao interfere na nossa decisão sendo q nos da livramento...Ele nos deu algo mas precioso do q dinheiro,paixoes,riquezas,bens,beleza...Mas sim a vida,como essa pequena palavra faz diferença,e muitos ainda nao sabem saborear essa riqueza.Muitos recorrem ao suicidio pq ja estao no extremo e nao veem mas solução e nem pq viver,O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
    Costumo dizer q a unica dor q nao sentimos tanto é a dor dos outros,para a pessoas chegar a esse ponto é pq ja tentou de td e nao viu exito...Nunk passei e creio em Deus q jamais passarei por isso.Mesmo nas dificuldades da vida tento ver o lado positivo.
    A PAZ

    ResponderExcluir
  5. Paz, ir Diana

    Seu comentário com certeza é pertinente. Suicídio não é solução para ninguém! O que sugiro a qualquer jovem que chegue em pensar neste extremo é que procure o bom auxílio do Senhor, pois Ele é bom! Outra coisa importante, é procurar alguém para desabafar e abrir o coração, pois quanto mais isolado mais propenso a cometer o suicídio.
    A vida tem altos e baixos... o ser humano tem totais chances de se sobrepor às dificuldades, ainda mais contando com o apoio do Senhor.

    Seu servo
    Ir Cícero

    ResponderExcluir