Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Analisando letras de músicas Gospel Parte I- O princípio


Por Ir Cícero

Antes de mais nada, não sou músico, tampouco cantor. Uma coisa, porém sou: adorador. E procuro, como qualquer adorador do Senhor adorá-lo em espírito e em verdade. Por procurar adorá-lo em verdade(em princípios de obediência à Sua Palavra) e como defensor da fé que uma vez por todas foi dada aos santos(Jd 3), é que venho aqui analisar uma letra de música gospel(É o princípio).

Música gospel não é necessariamente louvor. Sabe-se que o movimento gospel, embora mencione o nome do Senhor ou mesmo tenha intenção de engrandecê-lo e divulgá-lo, muitas vezes o faz de forma irresponsável e, o pior, sem muitas vezes enfocar no Senhor e voltar-se ao homem.

Quando olhamos, por exemplo, para o Livro dos Salmos(Tehilim= cântico), não vemos canções que põem o homem no centro ou mesmo os seus sonhos no âmago de tudo. Quando fala da bem-aventurança do homem(Salmo 1, por exemplo), fala de sua vida em consonância à Palavra de Deus e Sua Soberana vontade. Deus é e deve sempre ser a razão máxima do louvor!

O Movimento gospel tem se caracterizado, na sua maior parte, por canções antropocêntricas e que tendem a mexer com a auto-estima ou o sentimento triunfalista do ser humano. É comum em muitas músicas lançar promessas como se Deus estivesse falando naquele momento(a chamada palavra rhema). Se você perguntar de onde veio esta palavra, talvez alguém diga, eu estou liberando uma palavra rhema(= acredita-se que ao falar esta palavra, algo no reino espiritual se moverá).

Com base nisso, quero analisar a letra de: Toda sorte de bençãos(Toque no altar). Observemos, pois:

Por onde eu for a Tua bênção me seguirá
Onde eu colocar as minhas mãos prosperará
A minha entrada e a minha saída bendita será
Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Os meus celeiros fartamente se encherão
A minha casa terá sempre Tua provisão
Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei
Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Para direita, para esquerda
À minha frente, e para trás

Por todo lado ( oooo )
Sou abençoado ( eeee )
Em tudo o que eu faço ( oooo )
Sou abençoado ( eeee )

Toda sorte de bênçãos
O Senhor preparou para mim
E em todas as coisas
Eu sou mais do que vencedor


Observemos quantas palavras de louvor e engrandecimento ao Senhor foram pronunciadas? Particularmente, não vi nenhuma. O quê constitui o louvor a Deus? Palavras que enaltecem o Seu Santo Nome. Todavia, temos nesta música muitas alusões à passagens bíblicas, que analisaremos junto com a Palavra:
- Onde eu colocar as minhas mãos prosperará: Pode ser uma referência indireta a José enquanto no Egito(Gênesis 39.2,3 e 23). Entretanto, onde está na Bíblia uma exata promessa em que tudo, exatamente tudo, que fizéssemos prosperaríamos materialmente? Sim, aconteceu com José, mas significa que vai acontecer com todos? No Novo Testamento, onde isso se cumpriu, em termos materiais e de posição social com alguém?
- A minha entrada e a minha saída bendita será: De fato o Salmo 121, versículo 8, menciona: "O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre". Anteriormente, não podemos esquecer, o salmista fez uma sonora declaração de que o socorro dele vinha do Senhor que fez os céus e a terra(vers. 2)e não dos montes(verso 1), local que proporciona o privilégio de uma boa vista bem como de proteção/ escape.
- Pois sobre mim há uma promessa: Prosperarei, transbordarei- Esta sem dúvida é a parte que mais me preocupa nesta música. Lança-se a palavra de que há uma promessa! A pergunta inicial é: De onde veio esta promessa de prosperidade e transbordar? Segunda pergunta, que tipo de prosperidade é esta que a música está se referindo? De acordo com a segunda estrofe, o que se pode inferir é a ênfase na prosperidade material: "Os meus celeiros fartamente se encherão. A minha casa terá sempre Tua provisão...".
- Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei: Outra vez temos uma refência indireta a um livro do AT- Josué. Josué recebeu a promessa de que Deus seria por ele tal qual foi com Moisés(Js.1). Há toda uma contextualização aqui que normalmente os pregadores da Confissão Positiva e Prosperidade deixam de observar: o povo de Israel estava prestes a conquistar a Terra Prometida. Tinham perdido o seu líder maior e precisavam tomar posse da terra. Deus neste momento está direcionando a Josué para que o mesmo continue o trabalho iniciado por Moisés. Ainda, é importante mostrar que toda o lugar que Josué obteria ao colocar a planta dos pés, estava delimitado por Deus a Israel: "Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo."(vers. 4). No Novo Testamento, na Igreja ávida por ganhar vidas em diversas partes, vemos casos onde Paulo não pôde pisar, ora por vontade do próprio Espírito Santo(Atos 16.7), ora porque o inimigo de nossas almas, Satanás, se levantou: "Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.". II Ts. 2.18. Se onde eu por a planta dos pés possuirei, se referir a ganho de vidas em diversas partes do globo, o ideal sempre é se submeter à vontade do Senhor e rogar-lhe para que a porta do Evangelho seja aberta(Col. 4.3). Agora, pelo que tudo indica, a música tem o intento de pregar um triunfalismo distorcido, pois não leva em conta o contexto da frase e faz com que o ouvinte desta música venha crer que onde ele for, Deus a ele dará por possessão.
- Toda sorte de bênçãos, O Senhor preparou para mim: De fato, Deus nos abençoou com toda sorte de bençãos, não esquecendo de que "Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" e que a prosperidade material é resultado do esforço natural do ser humano em crescer na vida-moçada, corram atrás do "preju", estudando e trabalhando- pois Deus dá esta oportunidade a todos, justos e ímpios: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos."(Mt. 5.45). Desculpe-me a franqueza: prosperidade material NUNCA deve ser sinal de que Deus está na vida de alguém, pois não podemos esquecer: os ímpios também prosperam(Ml. 3.14-15; Sl. 73.12).
- E em todas as coisas, Eu sou mais do que vencedor: Um texto favorito dos triunfalistas é a frase: somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Mais uma vez, se consideramos os contexto deste texto, veremos que Paulo falava de situações adversas pelas quais ele experimentava ferrenhamente! Até chegar nesta pequena, mas poderosa afirmação, ele descreve: fome, nudez, morte, entre "otras cositas más"... Será que esta música considera isto? Ou simplesmente desconsidera as dificuldades do cristão? Pelo contexto da música, o que se percebe é isto.

CONCLUSÃO

Quando analisada à luz da Bíblia, a infalível, inerrante e inspirada Palavra de Deus, esta música não resiste, e logo sua deturpação é trazida às claras. Não quero aqui, caro jovem, "empurrar goela abaixo" uma opinião ou mesmo lhe obrigar a não ouvi-la; mas inteligente como você é e participante ativo do Reino de Deus, você tem a opção de cantarolar o que não condiz com a Verdade do Evangelho e viver em fantasia ou louvar a Deus em espírito e em verdade.

Um grande abraço do seu servo,

Ir Cícero

12 comentários:

  1. Estou em pesquisa de letras de músicas gospel para um trabalho acadêmico, e fiquei impressionada com a análise acima, me ajudou muito no desenvolvimento da minha análise e com certeza precisamos divulgar sites como este.
    Parabéns, tenho certeza que as pessoas que são lideradas por você ou seus líderes estão felizes em ter uma pessoa corajosa, e leal as verdades bíblicas sem se iludir com essa bobagem gospel.
    Fiquei feliz também por saber que existe bem mais pessoas sensatas que compartilham das minhas preocupações com relação a Música banalizada gospel e que banaliza as verdades bíblicas.
    Continue na Graça!
    Josi O. Fernandes Gonçalves (Aluna Musica Sacra FTBB)

    ResponderExcluir
  2. gotei desse comentario me3u pastor fala sempre a respeito disso sempre nos alertando para esses novos hinos que surgem a todo momento

    ResponderExcluir
  3. Bem, levando-se em conta que é o grupo Toque no Altar, não poderia se esperar outra coisa. Que tal analisar outras músicas do mesmo grupo e afins.

    ResponderExcluir
  4. CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO, NÃO SÓ NO CONHECIMENTO E NEM SÓ NA GRAÇA!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Joel 4: "E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite."
    Dai, "prosperarei, transbordarei...".

    "Deus nos abençoou com toda sorte de bençãos, não esquecendo de que "Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" e que a prosperidade material é resultado do esforço natural do ser humano em crescer na vida-moçada, corram atrás do "preju", estudando e trabalhando- pois Deus dá esta oportunidade a todos, justos e ímpios: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos."(Mt. 5.45). Desculpe-me a franqueza: prosperidade material NUNCA deve ser sinal de que Deus está na vida de alguém, pois não podemos esquecer: os ímpios também prosperam(Ml. 3.14-15; Sl. 73.12)."

    Você já leu Malaquias 3:10? "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes"
    Tipo, nao haja lugar suficiente para recolher = transbordar, saca? Ah, e algumas versões biblicas dizem "...e provai-me nisto, se eu nao vos abrir as janelas dos céus e nao derramar sobre vós toda a sorte de bençãos..."

    Em Provérbios 28: 8 - "O que aumenta os seus bens com juros e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre." ... Em outras versões "o impio ajunta para o justo."
    Em Proverbios 28: 20 - "O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo."
    Em Proverbios 28: 25 - "O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará."

    E sabe onde essa musica engrandece ao Senhor? Quando, em todo um contexto (ja que você gosta tanto de contextos) diz que é DEUS QUEM NOS ABENÇOA. É ELE QUE ABENÇOA A OBRA DAS MINHAS MAOS. O SENHOR DERRAMA SOBRE MIM TODA A SORTE DE BENÇÃOS. E sabia que Deus mandar provarmos Ele nisso em Malaquias 3:10? Portanto, devemos sim ser esforçados, trabalharmos, para colhermos o que plantamos, mas as nossas finanças devem estar nas maos do Senhor que fez os céus e a Terra. Ele é o Deus "Jeová Gire", da provisão. É isso que essa música diz, e ela é usada para que nos alegremos no Senhor e exaltemos o nome dEle pelas bençãos concedidas por Ele a nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta só mostra que a música é relacionada à Bíblia e não foi tirada do nada. Mas se analisar direito verá que suas ideias não condizem com a Bíblia, como mostra o autor da matéria com sua análise contundente (com exceção de alguns pontos que eu discordo).

      Primeiro, a profecia de Joel citada não é no capítulo 4, até porque Joel só tem 3 capítulos!!!!!
      Está em Joel 2:24,25 e fala de algo q ocorrerá nos dias vindouros do Reino milenar de Cristo (há discussões teológicas profundas sobre isso). Você não pode pegar um pedaço de profecia, isolar e distorcer o sentido!

      Em Malaquias 3:10, a Bíblia mostra uma promessa de Deus que não pode nem deve ser levada ao pé da letra. Se fosse, não faria sentido o que disse Jesus em Marcos 12 ao mostrar uma pobre viúva dando duas pequenas moedas que valiam meio centavo: "Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro". Veja que Ele não disse nada sobre ela prosperar; mostrou que o que importa para ele é o coração. O que se quer dizer em Ml 3 é que você não passará fome se confiar em Deus. Ou você acha que vai ficar rico dando dízimo? "Ficar rico não, mas a promessa diz que não vai ter lugar pra recolher, então vai haver grande prosperidade". Não necessariamente, pois pode ser bênção espiritual. Se não, chegaremos à absurda conclusão de que, se um cristão pobre chega a você e diz que é dizimista fiel, está mentindo. Logo, a colocação da música com o "transbordarei" é antibíblica se for interpretada com relação a bens materiais. Só é aceitável se levar pro lado espiritual. Mas, se fizer isso, não vai consertá-la, pois há outros erros gritantes.

      O versículo 8 de Pv não tem a pretensão de ser uma afirmação extensível a todo indivíduo que se compadeça do pobre, só quer dizer que é totalmente inválido acumular bens com ganância e desonestidade. Vale muito mais a pena ser pobre (ou doar ao pobre) com honra, dignidade e honestidade. Se assim não fosse, porque o dinheiro das pessoas que enriqueceram com ganância não foi transferido ao apóstolo Pedro? De tão pobre que esse homem (escolhido diretamente por Cristo) era, uma vez um mendigo esperou receber dele esmola, mas Pedro não tinha !!!!
      No versículo 20 e no 25, o sentido de "bênçãos" e "prosperará" é espiritual; Cristo não promete riqueza material nesta terra. Mais uma vez, a música pode até estar falando no sentido espiritual em "Por onde eu for a tua bênção me seguirá...", "Toda sorte de bênçãos o Senhor..." e "Sou abençoado", mas não conserta outros erros que ela comete ao expor claramente sua noção de enriquecimento material ao dizer "possuirei" e "meus celeiros fartamente se encherão", por exemplo.

      De fato essa música até engrandece ao Senhor, mas esse não é o foco dela; analise e verá que o objetivo principal é mostrar ao homem as promessas, bênçãos e sucessos que terá ao seguir a Deus, visão errada, pois devemos amar a Deus porque Ele nos amou primeiro, não pela recompensa.
      OBS: Não estou dizendo que o autor da música mostra tais coisas com essa intenção. Interprete direito meu comentário.

      Dessa forma, mostro que a música tem um certo embasamento bíblico, mas usa expressões que denotam sua visão material ("possuirei", "celeiros se encherão"), portanto distorce a Bíblia, cujo foco é a consagração a Deus e prosperidade espiritual, não importando se será pobre ou não - aliás, de preferência ser pobre, pois o rico está em desvantagem na caminhada, já que tem tantos artifícios para tentá-lo e desviá-lo, como o próprio Jesus mostra em Mateus 19:23. Eu disse DE PREFERÊNCIA!!!!!!!!!!!! Não distorçam minhas palavras.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Tremedo.. pena q ainda tem gente como o cara ai de cima q foca no material e insiste nisso!
    Parabéns... continue lutando contra os falsos profetas e sua doutrina q tem devastado o evangelho!

    ResponderExcluir
  7. E o cara ai de cima falou em contextos, parece q ele eh q não eh mto contextualizado, hein? kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de ler a tréplica do autor contra o comentário acima que o desaprova. Obrigado. Mas desde já, gostei D+ da pesquisa.

    ResponderExcluir
  9. Queria pedir se vcs podessem basear a música "Darei Louvor" da cantora Dany Grace. Agradeço.

    ResponderExcluir
  10. você é um fariseu que não tem o que fazer, não faz nada pra Deus e fica criticando quem faz e ta ganhando almas pra JESUS, você é mais um da geração de MICAL.

    ResponderExcluir